terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Friedrich Froebel: O pai do jardim da infância (parte 2)

Teoria pedagógica
Conceito de Jardim da Infância: para Froebel, o ambiente escolar deve ser considerado como um jardim, em que as crianças são as plantinhas cuidadas pelos jardineiros (professores). 

Este conceito foi inspirado no movimento filosófico (Rousseau), nos progressos da ciência, na convivência com outros educadores (principalmente Pestalozzi) e na observação do desenvolvimento humano e tem como objetivos: 
1. Procurar a vida perfeita, a cultura, a multidisciplinariedade e a harmonia dentro das relações; 
2. Buscar o conhecimento em si, da natureza, de Deus, do desenvolvimento orgânico. 
3. Ter o desenvolvimento da vontade como papel fundamental da escola. 

Pode-se inferir sobre a influência da história de vida do educador dentro destes objetivos: o primeiro deles relaciona-se com o contexto histórico da vida de Froebel – uma Europa marcada pelo conflito entre religião e ciência, que busca a “harmonia dentro das relações”. O segundo tem implícita a relação que do pai do jardim da infância teve com a natureza, após perder a mãe: o tempo que passava explorando a floresta próxima a sua casa o fez querer conciliar o Criador, o conhecimento e o desenvolvimento orgânico do indivíduo. Por fim, o terceiro, também relacionado ao contexto histórico, tem como reflexo da ascensão da burguesia, que visa à vontade de produção. Para Froebel, esta vontade deve ser estimulada e desenvolvida desde cedo pela escola. 

Importância da Família 
Froebel é o primeiro educador a captar o significado da família nas relações humanas. Assim como Pestalozzi, valoriza o núcleo familiar dando-lhe funções nos planos biológico, social, religioso e educacional.

O desenvolvimento em fases
Para Froebel, o indivíduo passa por cinco fases de desenvolvimento. São elas: a infância, a meninice, a puberdade, a mocidade e a maturidade. Cada uma delas tem características próprias, mas são igualmente importantes. Entretanto, ele focou seus estudos nos primeiros anos de vida da criança – tempo que seria vivido no Jardim da Infância –, durante este período, pode-se dizer que: 
• As atividades motoras e os sentidos são muito importantes; 
• As formas mais importantes de expressão nesta fase são: percepção sensorial, linguagem e brinquedo.


Referências: 
ARCE, Alessandra. Brincar - O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade. In: Portal Educação.

EBY, Frederick. História da Educação Moderna: séc. XVI/séc. XX – teoria, organização e prática educacionais. Tradução: Maria Ângela de Almeida, Nelly Aleotti Maia, Malvina Cohen Zaide. Porto Alegre: Globo; Brasília: INL, 1976. Páginas 340 a 461. 

FERRARI, Márcio. Friedrich Froebel, o formador das crianças pequenas. In: Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/formador-criancas-pequenas-422947.shtml?page=0. Acesso em 19 de março de 2011. 

GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993. Páginas 87 a 106. Série Educação.  

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