sexta-feira, 19 de outubro de 2012

[Sequência didática] Simple Present (affirmative form) + Glad You Came, by The Wanted

The Wanted (aka os cantores de Glad You Came)
Estudar gramática pode ser algo bem entediante, por isso, fiquei pensando em como tornar este estudo mais divertido para os meus alunos. 
Para animá-los e, ao mesmo tempo, fazê-los praticar escrita, pronúncia e a escuta em inglês, resolvi fazer uma atividade com música. Como era a primeira vez que eu faria uma atividade desse tipo com eles, optei por uma canção do tipo "chiclete", porque sabia da dificuldade que alguns dos meus alunos têm para gravar determinados sons da língua inglesa e a repetição da música ajuda na memorização.
Para tanto, precisava prepará-los. Como também sei que alguns dos meus alunos estão cansados de ver sempre a mesma coisa - porque sempre tem alguém que não sabe e os diversos professores anteriores acabavam voltando no conteúdo - resolvi dividir o ensino da afirmativa do Simple Present em 3 aulas, de 45 minutos cada.

O resultado das atividades foram extremamente positivos! Os alunos adoraram, e eu fiquei completamente orgulhosa por ver o esforço deles e os objetivos planejados por mim sendo atingidos! :)

Seguem abaixo a descrição das 3 aulas e os materiais utilizados.

Objetivos:
Conceituais: apresentar as regras gramaticais do Simple Present na afirmativa; interpretar o significado da canção Glad You Came.
Procedimentais: fazer com que os alunos escrevam e pronunciem os verbos no presente, de forma natural e fluente, a partir da escuta de exemplos contidos na canção Glad You Came. Exercitar as regras estudadas nos exercícios estruturais;
Atitudinais: integrar os alunos que sabem mais, com os que sabem menos, fazendo com que um respeite o ritmo do outro.

Aula 1:
Aula expositiva: nesta aula, expliquei todas as regras relacionadas à afirmativa do Simple Present. Falei não apenas do acréscimo do "-s" na terceira pessoa do singular (he/she/it), mas também das irregularidades dos verbos terminado em "-o", como to do e to go (terminação da terceira pessoa do singular em "-es"), dos verbos terminados em "-sh", "-ch" e "-s" (que também ganham "-es" na terceira pessoa do singular) e dos verbos terminados em "-y" (cujo o fim da terceira pessoa do singular perde o "-y" e ganha "-ies"). 

Nas turmas em que sobrou algum tempo após a explicação, pedi que eles fizessem 5 frases contando sobre atividades diárias. 

Os alunos saíram desta aula dizendo que tudo é muito simples, mas percebi que eles ficaram pensando como seria tudo isso na prática. Para isso, teríamos as aulas seguintes.

Aula 2:
Nesta aula levei o material composto por uma folha de atividades e por dois áudios diferentes de Glad You Came (o do cd e da versão acústica, ambas nos videos abaixo). Uma das coisas que me chamou a atenção foi o fato da apreensão que os alunos sentiram quando disse que a aula seria com música. Por um momento, vi o medo que eles sentiram  de ser uma música chata e o alívio que sentiram ao ver que era algo do cotidiano deles, que eles gostam. hehehe! Aqui fica a dica para os professores: observem os seus alunos, conversem com eles, vejam o que eles postam nas redes sociais... Tudo isso ajuda na hora de escolher uma música ou um texto para a aula. Mas, voltando à atividade, após ter entregado a folha impressa, disse que teríamos a aula toda para fazermos os exercícios 1, 3 e 4 - o 2 pedi de lição de casa. Isso foi importante, porque deu mais tranquilidade para quem tem mais dificuldade.

Ao tocar a música nas primeiras vezes, senti que alguns alunos simplesmente adotaram a postura do "eu não sei, não falo inglês e não estou entendendo nada". Então, dei duas orientações: 1. concentre-se; 2. escreva como você entender. Desta forma, eles começaram a se envolver na aula. 

Para incentivá-los, andava pela sala e falava baixinho, individualmente, o que estava correto e o que precisava "ouvir de novo, com mais concentração". Percebi, então, que aqueles alunos que normalmente são dispersos têm um ouvido muito bom para entender o que é dito em inglês. Isso me deixou realmente satisfeita!

Logo, fica a dica para os professores iniciantes - como eu - e/ou que têm dificuldade com atividade de listening: insista e incentive! No começo, você terá que pedir para que eles se concentrem, fiquem quietos - para que todo mundo possa ouvir o áudio - e se esforcem, mesmo que achem que não saibam. Insistir é 50% de garantia que a sua aula de escuta dará certo! Incentivar também é importante. Eu senti que meus alunos ficaram mais confiantes quando dizia: "very good!" ou "está quase certo, concentra mais um pouquinho".

Sobre as versões do áudio, comecei com a acústica e depois toquei a versão original. No final da aula, conversei sobre a importância de ouvir as diferentes versões (acústica, ao vivo, original...), para o entendimento do que é dito.

Aula 3:
Comecei a terceira aula desta sequência tocando o áudio da música novamente. Enquanto os alunos verificavam se precisavam de fazer ajustes na tarefa feita, eu colocava os exercícios 1 e 3 na lousa. 
Depois, fui tocando a música e parando a cada verso do exercício 1. Fizemos a correção e, ao mesmo tempo, a compreensão do que diz a letra da canção. Fizemos o mesmo nos exercícios 2, 3 e 4. 
Por fim, toquei a música inteira mais algumas vezes e os alunos cantaram todos juntos. 

Em algumas turmas, tive que cantar a segunda parte (exercício 2) com eles, sem o áudio, para que eles pudessem dizer corretamente. Exercitamos estes versos um  pouco mais devagar, para que todos pudessem pronunciá-los, até entrar no ritmo proposto na música. 

Materiais:
Folha de exercícios:


Versão acústica da música:


Versão original da música:


Como The Wanted só lançou oficialmente a versão original da música, eu puxei o áudio do youtube, para levar na aula. Quem quiser baixá-lo, clique aqui.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Meus alunos super adoraram! Espero que isso aconteça por aí tbm!
      You're welcome! ;)

      Excluir
  2. Perfeito! estou começando a dar aula agora e com certeza essa sequência me ajudou muito, trazendo várias ideias.

    ResponderExcluir
  3. Ótima escolha da música! Aula muito bem elaborada e criativa. Jovens gostam disso! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Essa aula é para que série?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kátia!
      Eu usei com 8º e 9º anos (tinha turmas bem defasadas nesta época), mas você pode usar esse material pensando também em divisão por nível -- nesse caso, seria para o starter/beginner (como introdução/prática) ou basic (como introdução/prática/revisão).

      Um beijo :*

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...