domingo, 6 de outubro de 2013

Visita ao Projeto Âncora

Placa de identificação, no muro externo do projeto.
No último dia 16 de setembro, tive a oportunidade de visitar o Projeto Âncora, organização não-governamental e escola de ensino fundamental que tem o seu trabalho inspirado na educação democrática da Escola da Ponte, de Portugal.

A visita fez parte do meu trabalho lá no Colégio Nova Educação. Além disso, tivemos a companhia de dois educadores da ONG Mensageiros da Esperança.

Lá, fomos recebidos por uma menina de 11 anos, super esperta e comunicativa! Ela nos contou que estuda lá desde que nasceu e foi nítido o quanto ela era sentia um verdadeiro orgulho de fazer parte do dia a dia do Âncora. Os olhos dela brilhavam e era nítido o profundo sentimento de pertencimento que a educanda tem em relação a tudo o que ali acontece.

Vista da entrada.
Aproveitando, vale dizer que é impossível não se encantar com o espaço, que além de amplo, inspira a Educação em sua magnitude. Pudemos presenciar diversas cenas não muito comuns em escolas tradicionais como garotos zelando pelo espaço, bolsas penduradas na entrada da escola, mural com a pauta da assembleia e muitas pessoas conversando sem aquela típica gritaria que é comum nos ambientes escolares.

Educandos zelando pelo espaço
(varrendo as folhas secas das árvores, para manter a pista de skate
sem obstáculos).
Detalhe do mural: pauta para assembleia.

Uma das salas.
Lá, tive a oportunidade de conversar com três educadores: João, Vitor e Deolinda - e pude tirar várias dúvidas de como trabalhar o idioma estrangeiro fora desse modelo tradicional. Só isso foi muito inspirador!

Já na saída, tive a oportunidade de conversar 5 minutinhos com o Professor José Pacheco - sim, ele mesmo! O fundador da Escola da Ponte e orientador do trabalho do Projeto Âncora. Em sua fala, enfatizou a importância do olhar da escola para o educandos e citou o caso da recente fatalidade que aconteceu com a família Pesseghini (aquele menino da Brasilândia que além de ter morrido, matou - ? - a família toda). 

Angélica e Fillipe (educadores Mensageiros), Profº José Pacheco
(fundador da Escola da Ponte e orientador no Projeto Âncora),  Fernanda Rodrigues
(profª de inglês do CNE) e Verônica (presidente Mensageiros e diretora do CNE).

Para ver todas as fotos, acesse o álbum do Colégio Nova Educação no facebook.
Para conhecer mais sobre o Projeto Âncora, visite: projetocancora.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os mais lidos:

Já escrevi sobre:

Adelar Hengemühle agenda alfabetização Ana Beatriz Barbosa Silva Análise Literária Aprendizado arte atividades avaliação Bernie Dodge biografia blog brinquedo bullying Carlos Drummond de Andrade Cine Pipoca ciências comemorações comportamento conceito concurso Conselho Tutelar contação de história contexto histórico cultura currículo curso desafios dicas didática diário de bordo documentário download edital Educação de Jovens e Adultos educação flexível educação física educação infantil educomunicação EFL ENEM English Class ensino e aprendizagem Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio entrevista escola democrática ESL estágio evento facebook família fases do desenvolvimento Feira Cultural filme filosofia formatura formação continuada formação de professores fotografia Friedrich Froebel Fórum Geografia Gestão de ensino e práticas pedagógicas Graciliano Ramos Graduação gramática Halloween In English Jacques Delors jogos jornal José Manuel Moran José Pacheco lançamentos legislação leitura leitura de mundo letramento Lev Semenovitch Vygotsky Libras links listening literatura literatura brasileira literatura infantil livro didático livro paradidático livros língua Língua Inglesa Língua Portuguesa Maria Montessori Mario Sergio Cortella mudanças métodos música na estante opinião pais Palestra Paulo Freire Pedagogia Pensadores Clássicos pensadores contemporâneos Philippe Perrenoud planejamento plano de aula poesia por aí portfólio Praticando Projeto: Oficina de Produção de Textos de Literatura Infantil Projetos e Didática Específica prática Psicologia da Educação Quatro Pilares da Educação reflexão relação professor e aluno resenha retrospectiva Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Self-Study Simple Present Taylor Mali teoria terceiro setor texto TICs universidade vocabulário vídeo vídeo-game webquest

Divulgue:


Visitas

Direitos autorais

Licença Creative Commons
Teoria, Prática e Aprendizado de Fernanda Rodrigues (Fê_Notável) é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Baseado no trabalho em teoriapraticaeaprendizado.blogspot.com.
Perssões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://teoriapraticaeaprendizado.blogspot.com/.